Ter uma atividade para ser feita em família e deixar os membros unidos é super essencial. Ainda mais durante o período de isolamento, onde as pessoas são obrigadas a ficarem mais tempo em casa do que nunca. Investir em jogos didáticos e atividades que ocupem a mente é uma ótima opção, além de fazer com o tempo passe mais rápido, deixa as pessoas longe dos aparelhos eletrônicos.

Um dos dilemas de ter as crianças longe da escola por um período tão grande de tempo é conseguir preencher as horas livres que elas têm em casa. Pensando nisso, separamos algumas opções de quebra-cabeças para vocês montarem em família.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, esse tipo de atividade auxilia no estímulo da capacidade cognitiva, criativa e a interação social, além de melhorar a atividade mental. E vamos combinar, encontrar os devidos lugares para as pecinhas não é uma atividade legal só para crianças, os adultos também conseguem se divertir montando.

E se você está em busca de um quebra-cabeça para montar com a família, separamos 12 opções, para crianças, adolescentes e adultos aproveitarem o novo passatempo. Confira:

Infantis

Quebra-cabeça Toy Story 4

Com um número razoável de peças, o Quebra-cabeça Toy Story 4 com certeza vai ser um bom passatempo para o seu filho, pelo menos por algumas horas. Esse modelo possui 100 peças e, depois de montado, apresenta uma bela imagem dos personagens do filme de animação em um tamanho de 22,5 cm x 34,5 cm.

A marca promete peças bem resistentes, deixando o manuseio e o encaixe das peças mais fáceis.

Idade recomendada: A partir de 6 anos.

Quebra-cabeça 3D Braquiossauro

Que tal apostar em uma opção que seja mais desafiadora para o seu filho? Uma boa escolha para isso pode ser o Quebra-cabeça 3D Braquiossauro, que vai deixar a aprendizagem muito mais divertida e não é muito difícil de montar. Ele possui 52 peças confeccionadas em MDF e vai deixar qualquer criança orgulhosa depois de ver ele montado em 3 dimensões, chegando ao tamanho de 26 cm de altura, 10 cm de largura e 44 cm de comprimento.

Idade recomendada: A partir de 6 anos.

Quebra-cabeça Brasil e seus estados

De uma forma bem mais dinâmica e divertida, essa atividade também pode ser uma forma de aprendizagem, assim como o Quebra-cabeça Brasil e seus estados. Com essa opção, as crianças poderão aprender de uma forma mais fácil onde fica cada estado do país e as características de cada um deles com um guia especial.

Ele vem com 82 peças grandes no formato de cada estado. Não há informação sobre a medida dele montado, mas a caixa dele tem 31 cm x 20 cm x 5cm.

Idade recomendada: A partir de 6 anos.

Quebra-cabeça para colorir Turma da Mônica

Se quiser deixar a atividade ainda mais divertida e um pouco mais longa, você pode optar pelo Quebra-cabeça para colorir Turma da Mônica, que contempla duas atividades em uma só. Ele não é muito grande, tem apenas 30 peças, feitas de madeira reflorestada, e vem acompanhado por um kit com 6 canetas coloridas que apagam, permitindo que a criança monte e pinte o desenho quantas vezes quiser, de diferentes formas.

Idade recomendada: A partir de 3 anos.

Quebra-cabeça Sistema Solar

O Quebra-cabeça Sistema Solar é mais uma daquelas opções para as crianças aprenderem coisas importantes brincando. Ele é um pouco maior do que os outros, com 200 peças, e pode ser que dure um pouco mais de tempo para ser montado. Mas se a atividade ficar muito cansativa, vocês podem dar uma paradinha antes de terminar e depois voltar à montagem. Depois de pronto, vai ser possível ter acesso a uma ilustração do Sistema Solar.

Idade recomendada: A partir de 7 anos.

Quebra-cabeça Spider Man

Para finalizar a lista das opções infantis, trouxemos o Quebra-cabeça Spider Man para os pequenos e pequenas que são fãs do Homem-Aranha. Ele também vem com 200 peças e seus filhos vão ficar por um bom tempo concentrado na atividade até surgir a imagem completa do super-herói em desenho.

Idade recomendada: A partir de 6 anos.

Para adolescentes e adultos

Quebra-cabeça 3D Harry Potter 

Se você quer uma opção um pouco diferente e que seja mais desafiadora, pode optar pelo Quebra-cabeça 3D Harry Potter: artigos de qualidade para quadribol e apotecário. Ele é tridimensional e pode ser usado como decoração depois de montado, afinal, é um dos objetos que qualquer potterhead ia adorar ter para decorar o ambiente, né? 

Ele vem com 305 peças 3D e acompanha um folheto com instruções de montagem para quem ainda não tem prática com quebra-cabeças em três dimensões. 

Idade recomendada: A partir de 14 anos.

Quebra-cabeça Game of Thrones Stark

Para os fãs da série de sucesso Game of Thrones, o Quebra-cabeça Game of Thrones Stark pode ser uma ótima forma de passar um tempo com os amigos ou se distraindo sozinho. Ele possui 500 peças e, logo após montado, apresenta a bandeira dos Stark.

Você também pode escolher entre outras imagens da série nesse mesmo estilo de quebra-cabeça ou comprar várias opções para completar a coleção.

Idade recomendada: A partir de 10 anos

Quebra-cabeça Friends

Se você é fã ou conhece alguém que adore os 6 amigos mais queridos do mundo das séries, não pode deixar de investir no Quebra-cabeça Friends. Ele possui 500 peças feitas em papel cartão e garantem ser de bastante qualidade. Com ele, você pode juntar a galera e relembrar momentos marcantes da série.

Idade recomendada: A partir de 10 anos.

Quebra-cabeça Volta ao mundo

Especialmente para quem quer uma opção com uma quantidade maior de peças, o Quebra-cabeça Volta ao mundo tem 2 mil partes e exige um bom tempo para ser montado. Além de ser bem grande e desafiador, ele é bem bonito e reúne cartões postais de diversos países do mundo inteiro em uma imagem de 100 cm x 62 cm.

Idade recomendada: A partir de 12 anos.

Quebra-cabeça The Beatles 

O Quebra-cabeça The Beatles é para as pessoas que querem se dedicar à atividade e prestar uma homenagem aos ídolos. Depois de montado, ele apresenta algumas imagens conhecidas de momentos importantes da banda em um tamanho de 36,5 cm de altura e 50 cm de largura. Nessa opção você vai encontrar 2 mil peças e vai conseguir bons dias de passatempo. 

Idade recomendada: A partir de 10 anos.

Quebra-cabeça Vila Europeia

E finalizamos a nossa lista com uma opção para quem realmente quer passar dias se dedicando à montagem de uma imagem. O Quebra-cabeça Vila Europeia é realmente grande e você vai ter que aguardar bastante antes de conseguir ter acesso à imagem completa, já que ele conta com 4.000 peças.

Em uma imagem com tamanho de 137 cm x 97 cm, tem ilustrações de casas, da natureza e de um belo ambiente de uma vila europeia.

Um dos problemas dos quebra-cabeças é possuir peças pequenas que somem sem ninguém perceber, né? E um ponto bacana desse modelo é que a fabricante oferece a reposição das peças pelo SAC.

Idade recomendada: A partir de 14 anos. 

E então, já decidiu qual deles vai ser o passatempo para os próximos dias? Conta pra gente quais outras atividades vocês desenvolveram em família nessa quarentena. 

E se estiver pensando em outras formas de passar o tempo, dá uma olhada nos 5 jogos de tabuleiro que separamos para você jogar com os seus amigos.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos