Com o avanço da tecnologia, o uso de notebooks para os estudos aumentou drasticamente. Antes, o tradicional computador era o comum para pesquisas escolares, mas, de repente, surge o notebook, algo pequeno, leve e que pode ser carregado numa pequena bolsa! 

O número de livros e cadernos caiu, afinal, você pode ter todos os arquivos que precisa ali, naquele aparelho, seja pelo PDF, word, power point – famosos slides dados em aula, entre outras extensões.

Até que este ano, em março, surgiu a Covid-19, deixando-nos em casa, ou seja, todas as aulas passaram a sem pela internet, além das empresas que deixaram os funcionários em home office. Isso acabou aumentando ainda mais as vendas dos notebooks, porém, em meio a tantas categorias, qual o ideal?

Separamos alguns modelos que servem não apenas para os estudos, como também para os trabalhos, alguns um pouco mais caros, mas ainda assim com bom custo-benefício. Para aqueles que necessitam de um programa ou outro que seja um pouco mais pesado, ou que necessite de uma velocidade maior.

Chromebook Acer N7

Caso seu intuito seja apenas para leitura, edição de textos e planilhas, não precisando de muito espaço para armazenar seus arquivos, esse modelo pode ser o escolhido. Ele vem com 32 GB de espaço interno e 4 GB de RAM. Sua tela é de 11,6 polegadas, sendo suficiente para estudantes no geral. Sua placa de vídeo é Intel HD Graphics – integrada. Ele tem resistência a queda de até 122 cm, além de resistir até 60 kg de pressão na tampa – pela estrutura interna de favo de mel. Sua bateria pode durar até 12 horas.

Samsung Flash F30

Esse modelo é um pouco mais caro, porém, é bem mais rápido, mais leve – 1.37 kg, e mais bonito. Seu modelo é feito em plástico texturizado e suas teclas são arredondadas – lembrando as máquinas de escrever. Sua tela LED é de 13,3 polegadas e sua resolução é Full HD. Seu armazenamento interno é de 64 GB ou 128 GB e sua memória RAM é de 4 GB. O processador é Intel Celeron N4000. Seu sistema operacional é o Windows 10 Home.

Multilaser Legacy Air

É bonito, pequeno – mas só aparenta ser, já que sua tela é de 13,3 polegadas, e Full HD, além de ser super leve – 1,29 kg. Seu desempenho também foi feito para coisas básicas do dia a dia, como edições de arquivos e afins. Seu armazenamento interno é de 32 GB SSD, sua placa de vídeo é Intel HD Graphics 500 integrado, sua memória RAM é de 4 GB e seu processor é o Intel CELERON N3350.

LG 14U380

O modelo vem com a tela HD LED LCD de 14 polegadas e seu processador é o Intel Celeron N4000. O dual-core tem velocidades de 1,1 a 2,6 GHz. Sua memória RAM é de 4 GB e seu armazenamento interno é de 500 GB, muito além dos mostrados anteriormente. O notebook possui leitor de cartões micro SD, entradas USB 3.0 e duas USB 2.0, além de saída de fones de ouvido, porta Ethernet, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, e HDMI. Ele pesa apenas 1,4 kg – sendo o mais leve da linha.

Lg 14u380

Samsung Essentials E20

Como os anteriores, esse Samsung também foi feito para tarefas diárias, seja para os estudos ou trabalhos. Seu processador é o Intel Celeron N3060, e apesar de ser dual-core, é super econômico, ou seja, economiza bateria. A tela possui 14 polegadas e tem resolução HD, além de ser antirreflexo. Sua memória RAM é de 4 GB e seu armazenamento interno é de 500 GB. Ele pesa 1,9 kg, opera com o Windows 10 e possui alto-falante estéreo, SoundAlive, microfone digital interno e câmera. 

Multilaser PC223

Quer investir bem pouco, mas em algo que seja bonito? Então essa possa ser a escolha certa. O modelo é feito exatamente para as tarefas básicas do dia a dia. Seu processador é o Intel Celeron N3350, sua memória RAM é de 4GB e seu armazenamento interno é de apenas 64 GB, porém você pode aumentar o espaço com cartão SD ou com um SSD M.2. A tela é de 13.3 polegadas, tendo resolução Full HD. Possui microfone frontal e câmera principal. Seu sistema operacional é o Windows 10 e sua placa de vídeo é a Intel hd graphics 500 integrada.

Samsung Book X30

Se você quer um bom computador, podendo investir mais, esse modelo é o ideal. Ele é uma linha para empresas, mas também indicada para estudantes. Possuindo processador core i5 de décima geração, o notebook tem memória RAM de 8 GB e armazenamento interno de 1 TB! Pouco mais pesado que os anteriores, ele pesa quase 2 kg. Sua tela LED é de 15,6 polegadas, tendo resolução HD – e antirreflexo. Possui bluetooth 5.0, entradas USB e leitor de cartão micro SD. Sua placa de vídeo é integrada.

Vaio FE14

Esse modelo é um dos melhores com custo-benefício para quem não precisa de placa de vídeo dedicada. Seu processador é o i5 de 10° geração (10210U), o armazenamento por SSD é de 256GB e sua memória RAM é de 8 GB – vem 1x slot DDR4, com suporte de até 16 GB. Apesar de ser compacto, sua tela LED é de 14 polegadas e com resolução Full HD – e antirreflexo, e a abertura do LCD é de 135°. O notebook ainda traz leitor de cartões, webcam, microfone e alto-falantes estéreo embutidos, e bluetooth 5.

Lenovo Ideapad S145

Para finalizar a nossa lista, trouxemos um notebook mais potente para quem usa programas mais pesados no trabalho ou na escola, ou simplesmente para quem quer relaxar com uns jogos após as atividades do dia. O modelo vem com o processador Intel core i5 com memória RAM de 8 GB e armazenamento interno de 1 TB. Sua tela é em HD e antirreflexo, possuindo 15.6 polegadas e com as bordas ultrafinas, permitindo uma tela infinita. O modelo vem com placa de vídeo integrada Intel uhd graphics 620 e seu sistema operacional é o Windows 10 home. Ele também conta com alto falantes, porta combo para headset/smartphone, HDMI e câmera integrada.

Após passar pelos nove notebooks mostrados, você conseguiu se decidir por qual modelo começar? Deixe nos comentários para nós! 

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos