Tipos de cafeteiras: qual o ideal para você?

Wednesday, October 14, 2020, 11:10 PM

Para quem gosta, nada como um cafezinho passado na hora e o aroma espalhado por todo o ambiente, né? Hoje em dia há várias formas de preparar café, principalmente com a grande quantidade de cafeteiras que existe no mercado. São modelos mais tradicionais, elétricos, de cápsulas e outras variedades. E para te ajudar a descobrir qual é a ideal para você, separamos os 6 tipos de cafeteiras mais comuns para você escolher a sua e comprar a melhor.

E não esqueça: na hora da compra, opte por um modelo que atenda bem às suas necessidades e que se enquadre no estilo do café que seja ideal para o seu gosto. Vale ressaltar também que, na maioria das vezes, o bom café depende dos grãos que você utiliza, e não apenas da cafeteira. Confira agora a nossa lista com os principais tipos e alguns modelos que podem ser ideais para você:

Cafeteira elétrica

Com preços bem acessíveis, a cafeteira elétrica é um dos tipos mais comuns e está presente na casa de grande parte das pessoas. Elas são bem práticas, basta colocar água e pó na medida e ela faz preparo do café. Por serem populares, existe uma grande quantidade dela disponível no mercado, e para escolher a ideal para você, preste atenção na quantidade de xícaras que ela prepara, na potência e adeque às suas necessidades.

Cafeteira elétrica Cadence Urban

Cheia de estilo, a Cafeteira elétrica Cadence Urban tem capacidade para preparar até 30 cafés de uma só vez. Com 750 W de potência, ela é super fácil de usar e possui a jarra de vidro, que é fácil de lavar e não deixa resíduos ou odores.

E para quem gosta de café quentinho a toda hora, a base da jarra de vidro mantém o recipiente aquecido, deixando o café com a temperatura ideal e o sabor de recém-passado. Nesse modelo, o filtro é permanente e pode ser lavado diretamente na torneira, dispensando o uso de filtros de papel. 

Cafeteira de cápsulas

Outro tipo que vem se popularizando muito por conta da sua praticidade é a cafeteira de cápsulas. Elas preparam cafés por porções e muitas delas oferecem uma grande variedade de bebidas encapsuladas para serem preparadas de forma rápida e prática. Elas não são muito caras, mas possuem um valor mais alto do que as cafeteiras elétricas comuns.


Cafeteira Nescafé Dolce Gusto Mini Me – Arno

Se você está pensando em investir em uma cafeteira desse modelo, a Cafeteira Nescafé Dolce Gusto Mini Me, da Arno, pode ser uma ótima opção. Ela é super prática e permite que você prepare até 20 bebidas quentes e frias diferentes. Com um reservatório com capacidade para até 800 ml de água, ela possui o sistema Thermoblock, que garante a temperatura ideal da primeira até a última xícara separada. E para ajudar no preparo de um café expresso saboroso e encorpado, ela possui 15 bars de pressão. 

Cafeteira de expresso

Ideal para quem gosta de um café mais encorpado e mais cremoso, a cafeteira de expresso mantém o gosto e o aroma do café um pouco mais concentrados do que nos outros tipos. Ela é bem prática, faz porções individuais e não usa cápsulas, o preparo dela é feito com o pó do café da sua preferência. 

Máquina de café espresso Coffee Cream Mondial

Com 800 W de potência e 15 bars de pressão, a Máquina de café espresso Coffee Cream Mondial tem um design moderno em alumínio escovado e possui um reservatório com capacidade para até 2 litros. Esse modelo possui um cachimbo com duas saídas e permite que sejam preparadas até duas xícaras de café ao mesmo tempo. Além de preparar café expresso, ela também prepara cappuccino e, por isso, possui um vaporizador para leite.

Cafeteira francesa

As cafeteiras francesas, também conhecidas como prensas francesas, não são tão populares quanto as que citamos anteriormente, mas ainda assim, são bem conhecidas e é possível encontrar uma boa variedade de cafeteiras desse tipo. O bacana é que ela não usa filtros de papel e nem energia elétrica, você só precisa colocar a água quente e o café em grãos médios na jarra, deixar ocorrer a infusão e depois empurrar o pistão para filtrar o café. Ela é ideal para quem gosta da bebida com um gosto mais forte.

Cafeteira Francesa Tramontina

Feita em vidro e em aço inox, a Cafeteira Francesa Tramontina tem 10 cm de diâmetro e capacidade para 950 ml do líquido, servindo até 12 xícaras de café com um único preparo. E para facilitar os seus dias, a parte de vidro dela pode ser utilizada no micro-ondas e na máquina de lavar louças.

Cafeteira italiana

Com um design bem retrô, a cafeteira italiana também deixa o café mais forte, como o expresso. Há modelos que são usados na energia elétrica e outros que podem ir ao fogo. Nesse tipo de cafeteira, a água vai na base e o café fica em um recipiente separado. Quando a temperatura da água estiver elevada, ela passa pelo café e fica armazenada na parte de cima, pronto para ser bebido. Assim como na francesa, o grão de café para esse modelo precisa ser médio.

Cafeteira Bialetti Nuova Moka Express

Feita em alumínio e ideal para ir ao fogão, a Cafeteira Bialetti Nuova Moka Express está no mercado há vários anos e promete ser bem duradoura. Super compacta, esse modelo tem capacidade para preparar até 9 xícaras da bebida. Como é comum em cafeteiras desse tipo, ela é formada por três compartimentos: o inferior para colocar a água, o intermediário que funciona como um filtro para o café e a parte superior que já recebe a bebida pronta.

Cafeteira globinho

A cafeteira globinho, que tem o formato bem parecido com o de um recipiente para experimentos químico, é um modelo de cafeteira bem antigo. Ela possui dois compartimentos: um superior onde se coloca o pó e um globo inferior onde fica a água. Para preparar o café nela, basta esperar a água subir enquanto ferve e o líquido vai sendo extraído.

Cafeteira Globinho Hario

Sem usar energia elétrica e com um valor muito mais elevado do que os modelos mais comuns, a Cafeteira Globinho Hario tem capacidade para 600 ml de água e promete um café doce, limpo e sem amargor. Ela vem com 2 globos de vidro, 1 base de metal e 1 espiriteira de alumínio (responsável por aquecer a água). 


E não para por aí, existem outros tipos de cafeteiras que são menos comuns, mas que agradam a muitas pessoas, como a turca, a aeropress, a chemex e outros tipos. Você só precisa entender o que você considera um bom café e analisar qual das cafeteiras traz o melhor dele para você. Com tantas opções disponíveis, local para passar o seu adorado cafezinho com certeza não vai faltar.

 

Depois de ver essa lista, conseguiu definir qual delas é a ideal para você? No nosso site, você encontra outros modelos de cafeteiras e outros produtos que são essenciais para a sua casa.

E por falar em essencial, confira os itens que não podem faltar na sua cozinha que nós separamos para você.

Thamires Ribeiro

Editor (a)

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.