5 jogos de tabuleiro para jogar com seus amigos

5 jogos de tabuleiro para jogar com seus amigos

Wednesday, September 30, 2020, 10:53 AM

Nada melhor do que reunir os amigos e fazer uma boa disputa com jogos divertidos, né? Infelizmente, o ano de 2020 não proporcionou muitos encontros acalorados com grupos reunidos, mas você já pode ir se preparando para o reencontro com a galera e ir planejando o que vão fazer nele. Pensando nisso, separamos 5 jogos de tabuleiro, também conhecidos como board games (termo em inglês), para você jogar com todos os seus amigos.

E enquanto você não pode se reunir com a galera, que tal vocês jogarem online pelo celular? Não deixe de conferir o nosso artigo com 7 games para você jogar com os seus amigos.

Kingsburg – 2ª edição

Se você é daquelas pessoas que fogem dos jogos de tabuleiro mais tradicionais e preferem um que possua uma história mais elaborada por trás, a 2ª edição do Kingsburg pode te agradar bastante. Ele é ideal para ser jogado de 2 até 5 pessoas.

A ideia é que você e seus amigos consigam salvar o reino de Kingsburg dos invasores monstruosos que estão se reunindo nas fronteiras para saqueá-lo. Para isso, você vai precisar defender as terras da sua província e influenciar os conselheiros do rei e a família real para conseguir ouro, madeira, pedras e soldados para expandir seu território. Tudo isso prestando atenção nos seus amigos, que também estarão em busca de recursos para os seus respectivos territórios.

Como jogar:

Cada partida ocorre em cinco anos, divididos em 4 estações, totalizando 20 turnos. Três delas são estações de produção para você coletar recursos, construir estruturas e treinar tropas. Já na quarta estação, no “inverno”, todos os jogadores devem lutar contra um exército invasor das suas províncias.

Os recursos para construir estruturas e treinar tropas são coletados influenciando os conselheiros do rei. Os jogadores colocam seus dados de influência sobre os membros do Conselho, e cada conselheiro concede recursos diferentes ou soldados, pontos de vitória e outras vantagens para o jogador que conseguiu influenciar esse conselheiro no turno atual.

O participante com menor soma de dados de influência é o primeiro a escolher onde gastá-la, essa é uma forma de equilibrar os dados de menor número. Mesmo com uma rolagem muito desafortunada, um jogador inteligente pode ainda sair do Conselho com um bom número de recursos e soldados.

No final de cinco anos, ganha o jogador que melhor desenvolveu seu território através do Conselho.

Idade recomendada: Acima de 14 anos. 

Dixit Odyssey

Para quem quer despertar a criatividade e a imaginação, jogar Dixit Odyssey pode ser uma ótima ideia e vai garantir bons momentos de diversão com a galera. Esse jogo está entre os mais vendidos e é ideal para aqueles dias que tem bastante gente reunida, pois ele permite a participação de até 12 jogadores. Seu principal desafio vai ser decifrar as imagens das cartas e tentar representá-las para os outros participantes.

Como jogar:

A cada turno, um dos participantes é o narrador da rodada. Todos os jogadores devem pegar 6 cartas, das 84 disponíveis. O narrador da vez tem que escolher uma das suas cartas para representá-la, seja com uma palavra, um som, um gesto, uma música, uma frase, o que vier na mente, basta estar associada a imagem que aparece na carta.

Agora é com os outros participantes, que devem escolher dentre as cartas das suas mãos qual é a mais parecida com o que o narrador representou e colocá-la virada para baixo na mesa, junto com as dos outros jogadores e a do próprio narrador. Por fim, eles devem acertar qual daquelas representa a ação feita pelo descritor da partida.

Mas fique ligado e mantenha o equilíbrio, se todos acertarem ou errarem, o narrador não pontua, os outros participantes ganharão 2 pontos. Caso contrário, o narrador da rodada ganha 3 pontos. Ah, e cada vez que a carta de um jogador for escolhida por um dos outros, ele ganha 1 ponto.

Idade recomendada: Acima de 8 anos. 

A Guerra dos Tronos – 2ª edição

Se você faz parte da legião de fãs da série Game of Thrones, com certeza, esse jogo é para você! Baseado no best-seller “As crônicas de gelo e fogo”, de George R.R. Martin, o board game A Guerra dos Tronos – 2ª edição permite que você e seus amigos possam controlar as grandes Casas de Westeros em uma luta épica pela conquista do Trono de Ferro. Esse jogo permite a participação de 3 a 6 jogadores

.Como jogar:

Nele, cada jogador representa uma das seis Grandes Casas na disputa pelo controle das terras de Westeros. Cada casa lutará pelo controle do maior número de castelos e fortalezas recrutando exércitos, conquistando territórios e fazendo alianças para finalmente conquistar o Trono de Ferro.

Ao final da 10ª rodada, a casa que controlar o maior número de áreas com castelo ou fortaleza vence a partida. Porém, se um jogador controlar sete áreas a qualquer momento da partida, esse jogador vence o jogo imediatamente.

Idade recomendada: Acima de 14 anos. 

Sociedade dos salafrários

Quer investir em um jogo de estratégia gastando pouca grana? O jogo Sociedade dos salafrários pode ser o ideal para você e sua turma. O ponto forte dele é a diversão, e a tarefa principal é que você tente roubar objetos e ser o “melhor” salafrário da partida para conseguir vencê-la. No máximo 5 pessoas podem jogar.

Esse board game vai testar as suas capacidades de blefe e observação, pois não adianta focar apenas no seu jogo, é necessário avaliar as ações dos adversários para poder explorar suas fraquezas e assim fugir da polícia. Ele é um jogo festivo, mas com um grau de estratégia que o faz se destacar em sua categoria.

Como jogar:

Durante a partida, cada um dos seus amigos deve interpretar o papel de um salafrário com algumas habilidades que se infiltra nas festas da alta sociedade para obter lucros elevados. Você precisa tentar roubar joias, obras de arte e objetos históricos, mas com cuidado para não levantar muita suspeita, pois o vigarista mais descuidado vai direto para a cadeia! Esse jogo disponibiliza 5 cartas de ação para você realizar os saques.

No final, o jogador com a maior pontuação suspeita é apreendido e o restante dos participantes comparam os seus ganhos para ver quem foi o “melhor” salafrário da sociedade.

Idade recomendada: Acima de 14 anos. 

Imagem & Ação Especial

E para finalizar, trouxemos um jogo que a maioria das pessoas já jogaram ou já ouviram falar: Imagem & Ação, ou melhor, a edição especial desse jogo, que vem acompanhada por 1 timer, 2 canetas e 2 quadros-branco, além dos tradicionais tabuleiro, baralho de cartas, 4 peões e o dado.

Como jogar:

Na edição especial do Imagem & Ação, você não precisa ser desenhista, mas precisa ter muita imaginação. São 3.000 palavras ou expressões, divididas em 6 categorias. Cada jogador será o desenhista e, na sua vez, tentará passar à sua equipe uma palavra ou expressão. É proibido falar, escrever letras, números e fazer gestos ou mímicas. Os únicos instrumentos que o jogador terá à disposição são o quadro-branco e a caneta especial, para desenhar, esboçar e rabiscar o que quiser. E para deixar a partida mais dinâmica, os colegas de equipe têm o tempo do timer para adivinhar.

Idade recomendada: Acima de 10 anos. 

Curtiu nossa lista? Conta aqui pra gente se você já jogou algum desses e qual deles você pretende comprar para jogar com os seus amigos e familiares.


Thamires Ribeiro

Editor (a)

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.