Os melhores aparelhos de ar-condicionado portátil

Os melhores aparelhos de ar-condicionado portátil

Tuesday, September 29, 2020, 06:17 PM

O verão é a próxima estação do ano e muitas pessoas já estão procurando aparelhos que ajudem a driblar o calorão que está para chegar. Há quem prefira os ventiladores ou os ares-condicionados mais tradicionais, mas se você está em busca de algo potente e versátil, a gente sabe do que você precisa, e por isso, separamos os 5 melhores aparelhos de ar-condicionado portátil para você comprar em 2020.


Assim como nos ares-condicionados de parede, você precisa ficar atento a quantidade de BTUs (Unidade Térmica Britânica) que o seu aparelho precisa ter para fornecer um bom desempenho no ambiente em que ele vai ficar. Basicamente, você deve multiplicar cada metro quadrado do local e a quantidade média de pessoas que vai ocupá-lo por 600 BTUs (quando o ambiente recebe pouca luz solar) ou 800 BTUs (quando o ambiente recebe mais luz solar).

Exemplo: Se um cômodo tem 10 metros quadrados e geralmente ficam 3 pessoas nele, a soma vai ser entre 10x600 = 6.000 e 3x600= 1.800. Logo, esse cômodo precisa de um ar-condicionado com pelo menos 7.800 BTUs ou algo próximo desse valor. Lembrando que se ele recebe mais luz solar, a multiplicação deve ser feita por 800.

Um dos principais pontos desse tipo de aparelho é que você não vai precisar fazer um buraco no seu cômodo ou ter uma instalação fixa para ele. Mas vale ressaltar que eles consomem um pouco mais de energia do que os equipamentos de parede, então se você quiser apostar nos tradicionais, nós fizemos uma lista com os 10 melhores aparelhos de ar-condicionado de até R$ 2.000, vale a pena conferir! E se quiser algo mais em conta ainda, nós temos um artigo com 10 ventiladores bons e baratos para o verão de 2020.  

Confira agora a lista dos melhores aparelhos de ar-condicionado portátil:

Ar-condicionado portátil Philco PAC11000QF2

O aparelho que abre a nossa lista é o Ar-condicionado portátil Philco PAC11000QF2. Ele tem 11.000 BTUs e é super versátil, oferecendo 5 funções: aquece, resfria, ventila, desumidifica e automático. Como é uma característica comum e benéfica em aparelhos portáteis, ele pode ser carregado facilmente, principalmente porque tem rodinhas e alças laterais que facilitam o manuseio do equipamento sem precisar de muito esforço.

Uma outra função bem bacana desse modelo é que ele possui um timer para você programar o tempo de funcionamento em até 24 horas, permitindo que você decida o horário e o espaço de tempo em que ele deve ligar e desligar.

E para facilitar o seu dia a dia, esse ar-condicionado portátil vem com um controle remoto e você pode optar por uma ventilação em 3 velocidades diferentes: alta, média e baixa. Além de contar com a função Auto evaporação, para que você não precise ficar drenando a água formada pela condensação.

Na cor branca e com um design bem moderno, a vazão desse modelo é de 410 m³/h e ele vem acompanhado por um filtro antibactérias. 

Ar-condicionado portátil Olimpia Splendid Compact 10

Uma outra opção para quem quer investir em um aparelho portátil é o Ar-condicionado Olimpia Splendid Compact 10. Com 10.000 BTUs de potência, além de resfriar, ele também remove a umidade do ambiente com a função Desumidificação disponível no aparelho, chegando a captar até 2,1 litros por hora.

Com a intenção de facilitar mais o seu dia a dia, esse equipamento portátil realiza a eliminação automática da água da condensação, sem que você tenha nenhum trabalho.

Diferente do modelo da Philco que citamos, o timer dele é um pouco menor, de 12 horas, para você programar como quiser. Nele, você encontra três velocidades e as funções Sleep, Auto, Turbo, Ventilar e Desumidificar. Ele possui apenas o ciclo frio, tem display LCD e pode ser gerenciado através do controle remoto.

Esse aparelho é bem prático de movimentar, por conta das rodas e alças laterais, e também é bem compacto, medindo 70 cm de altura e 35 cm de largura. A vazão de ar dele é de 295 m³/h e o gás refrigerante é o R410A.

Ar-condicionado portátil Elgin Eco Cube

Com um design bem moderno, o Ar-condicionado portátil Elgin Eco Cube é de ciclo frio, possui 9.000 BTUs de potência e utiliza o gás refrigerante ecológico R410A. Esse modelo disponibiliza duas velocidades de ventilação (alta e baixa), filtros laváveis e função Timer de até 24 horas para deixar os seus dias mais práticos.

Além de disponibilizar um controle remoto, você também consegue controlar o aparelho por meio do painel digital que fica na parte superior dele. As aletas do equipamento são ajustáveis e permite que o ar seja distribuído de forma muito mais eficiente no ambiente que você estiver.

Assim como os outros modelos que citamos, o ar-condicionado portátil da Elgin também possui puxadores laterais e rodinhas giratórias para tornar o transporte mais prático. Vale lembrar que ele não é bivolt e você deve optar pelas voltagens 110 V ou 220 V.

Como explicamos, para saber quantos BTUs seu aparelho precisa ter para cobrir todo o seu ambiente é preciso fazer o cálculo básico antes de escolher, mas esse modelo garante cobrir áreas de até 15 m². A vazão de ar desse aparelho da Elgin é de 4,73 m³/min.

Ar-condicionado portátil Gree Koobes

O Ar-condicionado portátil Gree Koobes é o que tem mais potência dentre os outros modelos que citamos, com 12.000 BTUs, e também só possui o ciclo frio. Com um design bem compacto, a saída de ar dele é bem diferente das que comumente vemos nos outros modelos, e ele conta com um painel de fácil operação.

Além de refrigerar o ambiente, o ar-condicionado portátil da Gree conta ainda com o modo Sleep, auto diagnóstico, timer, ventilação automática e uma função de dreno de fácil aplicação.

Esse modelo disponibiliza três modos de funcionamento: Frio (indicando uma faixa de ajuste de 16º C a 30º C), Dry (que ativa o Modo Seco) e Fan (onde ele passa a emitir somente vento). Assim como os outros modelos, ele também utiliza o gás ecológico R410A para a refrigeração. ,

Ar-condicionado portátil Agratto

Concluindo a nossa lista, trouxemos o Ar-condicionado portátil Agratto, com 11.000 BTUs de potência. Ele possui 3 modos de operação: Resfriar, com temperaturas ajustáveis; Desumidificar, que opera desumidificando o ambiente com uma temperatura fixa; e Ventilar, podendo ser ajustado aos 3 níveis de velocidade disponíveis.

Para deixar os seus dias mais práticos, esse modelo de ar-condicionado portátil religa o aparelho após uma queda de energia, mantendo a última função de temperatura. E conta também com as funções Swing, ativando o movimento das aletas do equipamento, e a função Sleep, que permite que o aparelho alcance uma temperatura mais agradável para o ambiente.

Ele conta ainda com a função timer, disponível também nos outros aparelhos, que programa o tempo de funcionamento em até 24 horas. Você consegue gerenciá-lo através do painel digital ou do controle remoto.

E para facilitar o uso dele em ambientes diferentes, o aparelho portátil vem com rodinhas, deixando o transporte dele ainda mais simples. A vazão de fluxo de ar dele é de 410 m³/h. 

Conseguiu decidir qual deles vai te ajudar a amenizar o clima quente do verão? Se quiser mais opções, você encontra diversos modelos na seção de ar-condicionado portátil no Vigia de Preço.


Thamires Ribeiro

Editor (a)

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.