Roteador wi-fi: saiba como escolher o seu

Roteador wi-fi: saiba como escolher o seu

Tuesday, September 29, 2020, 11:32 AM

Com certeza você já ouviu ou perguntou em algum lugar “Qual a senha do wi-fi?”. Pois é, é difícil chegarmos em um local e ele não ter um aparelho roteando internet para se conectar com os dispositivos do ambiente inteiro. E se você está em busca de um aparelho com essa função, nós iremos te ajudar mostrando algumas dicas de como escolher um roteador wi-fi e te indicar alguns bons modelos disponíveis no mercado.

Como escolher um roteador wi-fi?

Se você está à procura de um, você já deve saber o que é, mas se não souber, a gente te explica de uma forma bem simples e resumida: roteador é o aparelho responsável por permitir o acesso à internet sem a necessidade de cabos para se conectar, assim, todos os dispositivos que estão em um ambiente conseguem utilizar a mesma rede simultaneamente. Agora que você já sabe o que é, confira algumas dicas básicas de como escolher o seu:

- Local de cobertura: Antes de escolher o seu roteador, analise a área que ele irá cobrir, ou seja, até onde você quer que chegue o sinal enviado por ele. Esse passo deve ser o primeiro e o mais importante, porque a maioria dos aparelhos possuem um limite de alcance. Então, se você está em busca de um roteador para uma casa grande, por exemplo, você vai precisar investir em um aparelho com um alcance maior. Já para locais menores, um com um alcance intermediário pode ser o suficiente.

- Quantidade de aparelhos para acessá-lo: Ao escolher um roteador veja quantos dispositivos conectados simultaneamente ele suporta e compre aquele que se adeque à sua realidade e a do ambiente onde o aparelho vai ficar, para que a quantidade de dispositivos conectados não atrapalhe o desempenho do seu equipamento.

- Quantidade de antenas: As antenas do roteador transmitem e recebem os sinais de wi-fi, por isso, quanto mais antenas ele tiver, maior o ganho do sinal (medido em decibel ou dBi), o tráfego de dados e o alcance. E lembre-se: a quantidade de antenas não vai interferir na velocidade da sua conexão.

- Confira a frequência: A frequência de rádio do sinal transmitido pelo roteador é apresentada em Gigahertz (GHz). É mais comum encontrar aparelhos que trabalhem na frequência de 2.4 GHz, ideais para serem usados em atividades mais básicas do dia a dia e que acabam não exigindo muito. Também há no mercado alguns que trabalham na frequência de 5 GHz, voltada para pessoas que precisam de uma capacidade maior, como jogar online ou fazer uma grande quantidade de downloads e uploads, por exemplo.

Uma boa notícia é que alguns aparelhos são dual band, ou seja, operam com faixas dos dois tipos de frequência ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência mais completa em qualquer tipo de dispositivo.

- Fique de olho na velocidade: Geralmente, a velocidade do roteador é uma das configurações que são mais visíveis na caixa ou na descrição do produto. É ela que vai definir a velocidade máxima que o roteador pode fornecer. Em resumo, quanto maior o número de Megabit por segundo (Mbps), maior vai ser a velocidade que ele entrega, mas claro que a velocidade também dependerá da quantidade de Mbps de internet que você contratou para sua casa. E cuidado para não comprar um roteador com uma velocidade menor do que a sua internet.

Agora que você já sabe o que analisar antes de escolher o seu roteador wi-fi, confira 4 alguns aparelhos para você comprar e conseguir acessar sua internet sem fio e com mais tranquilidade:


Roteador TP-Link Archer C6 AC1200

Começamos a nossa lista com o Roteador TP-Link Archer C6 C1200, que promete conexões estáveis e uma ótima cobertura com suas 5 antenas (4 externas e 1 interna). Esse modelo é dual band, e como explicamos, opera em duas frequências: de 2.4 GHz a 300 Mbps e de 5 GHz a 867 Mbps.

Esse roteador possui a tecnologia MU-MIMO (em português, Múltiplos Usuários - Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas), que permite que as antenas do aparelho alcancem mais taxas de transmissão e consigam atender de forma eficiente vários dispositivos ao mesmo tempo.

Um outro ponto bem positivo desse modelo são as portas com conexão Gigabit, que permite que chegue a uma velocidade de 1.000 Mbps. Ele também possui a tecnologia Beamforming, que promete melhorar a cobertura, o alcance e a conexão.

 

Frequência: Dual band - 2.4 GHz e 5 GHz

Velocidade: até 1.200 Mbps, sendo 300 Mbps em 2.4 GHz e 867 Mbps em 5 GHz

Padrões de rede: IEEE 802.11ac, IEEE 802.11n, IEEE 802.11a, IEEE 802.11b e IEEE 802.11g.

Portas: 4 LAN e 1 WAN

Número de antenas externas: 4 antenas


Roteador Multilaser RE163V

O Roteador Multilaser RE163V é um modelo mais simples do que o que acabamos de citar, mas ele consegue oferecer um bom desempenho na sua residência ou em estabelecimentos de pequeno porte que desenvolvem as funções mais básicas. Ele opera na frequência de 2.4 GHz, possui 3 antenas externas e atinge a velocidade máxima de 300 Mbps.

E se você possui filhos que ainda são crianças ou adolescentes, você consegue controlar e gerenciar algumas regras de conteúdo e horários de utilização da rede, através do controle parental.

 

Frequência: 2.4 GHz

Velocidade: 300 Mbps

Padrão de rede: Informação não disponível no site da fabricante

Portas: 4 LAN

Número de antenas externas: 3 antenas de 5 dBi


Roteador Intelbras Hotspot 300

Já o Roteador Intelbras Hotspot 300 é um aparelho corporativo, ideal para você que tem um pequeno ou um médio negócio. Um dos benefícios bem bacana que esse roteador traz para o seu estabelecimento é que ele só libera o acesso à internet para os visitantes após o check-in na sua página do Facebook, trazendo mais visitantes para a sua rede social.

O aparelho permite ainda que você gerencie sua rede e os acessos por meio do aplicativo Wi-fi Control Pro e crie até 4 redes simultâneas. Além disso, ele tem capacidade para até 60 dispositivos navegando simultaneamente e possui uma cobertura de até 300m².

 

Frequência: 2.4 GHz

Velocidade: 300 Mbps

Padrão de rede: IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e IEEE 802.11n

Portas: 1 LAN/WAN e 1 LAN

Número de antenas externas: 2 antenas


Roteador TP-Link Archer C20 AC750

E para finalizar a nossa lista, trouxemos um outro modelo da TP-Link, uma das marcas mais procuradas quando o assunto é roteador wi-fi. O Roteador Archer C20 AC750 é dual band e opera nas frequências de 2.4 GHz a 300 Mbps e de  GHz a 433 Mbps. Ele conta com sinal omnidirecional e cobertura superior, prometendo um excelente desempenho em cada direção das antenas e alta velocidade mesmo em grandes distâncias.

Esse roteador garante ser de fácil configuração, além de permitir que você crie uma rede para convidados e consiga ter mais controle aos acessos que os seus filhos pequenos fazem na rede.


Frequência: Dual band – 2.4 GHz e 5 GHz

Velocidade: até 750 Mbps, sendo 300 Mbps em 2.4 GHz e 433 Mbps em 5 GHz

Padrão de rede: IEEE 802.11ac, IEEE 802.11n, IEEE 802.11a, IEEE 802.11b e IEEE 802.11g

Portas: 4 LAN e 1 WAN

Número de antenas externas: 3 antenas 


Seguindo nossas dicas, você com certeza vai achar o aparelho ideal para você. Ah, e se quiser mais opções, você encontra vários roteadores wi-fi no site do Vigia de Preço.

Thamires Ribeiro

Editor (a)

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.