Os 10 livros que você não pode deixar de ler até o final do ano

Os 10 livros que você não pode deixar de ler até o final do ano

Friday, September 25, 2020, 02:10 PM


É como diz o ditado: música boa e literatura, tanto me invade até que me cura. Se você está por aqui é porque gosta de passar um bom tempo fazendo uma leitura prazerosa. A leitura muitas vezes nos transporta para o mundo do outro, do personagem ou do autor. e Esse artigo é pra quem lê muito, pra quem lê pouco, ou mesmo pra quem é curioso e está em busca de uma recomendação de livros. 

Separamos 10 títulos que você não pode deixar de ler até o fim do ano, vamos citar e apresentar um pouco essas obras, e ao final da matéria, com certeza você terá se interessado por algum! Você também verá que indicamos alguns antigos, clássicos, pois é importante pra quem ainda não conhece, e alguns mais novos, que estão fantásticos

A Revolução dos Bichos, de George Orwell(1945)

Em tempos politicamente cada vez mais conturbados, vale ler de novo A Revolução dos Bichos, um clássico escrito por George Orwell. O livro permanece atual até os dias de hoje e sua leitura nos faz perceber que se trata de um mundo muito parecido com o nosso.  A história se passa na Granja do Solar, onde uma série de bichos se reúne para fazer uma revolução. São galinhas, pombas, cachorros, cavalos, vacas, entre outros, que têm características humanas. Liderados pelos porcos - considerados os mais inteligentes do grupo -, os animais desejam dar fim à exploração feita pelo senhor Jones.

“O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o que dê para pegar uma lebre.”

As Aventuras de Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle(1892)

Esse é para os fãs de romance policial que encontram nesse clássico da literatura grandiosa genialidade. As Aventuras de Sherlock Holmes conta sobre um dos detetives mais famosos da história fictícia que tem como nome Sherlock Holmes, o detetive britânico excêntrico com uma mente brilhante. Os mistérios resolvidos a partir da lógica dedutiva do detetive fizeram dele um dos personagens mais representados da cultura, entrando inclusive para o Livro dos Recordes por isso. Além dos contos que foram publicados pela editora entre 1891 e 1892, que são os mais famosos, há ainda romances baseados no mesmo Sherlock.

“A vida é infinitamente mais estranha do que tudo que a mente humana seria capaz de inventar”

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

Dom Quixote é uma das obras em língua espanhola mais aclamadas de todos os tempos, parodiando romances de cavalaria que começavam a perder visibilidade no século XVII. É para rir, rir muito, e se deliciar com a escrita genial de Miguel de Cervantes: Dom Quixote está alguns séculos atrasado em suas fantasias e, na companhia de Sancho Pança, sai em aventuras por terras espanhola. Engraçadíssimo, o personagem principal é o tempo todo confrontado com uma realidade que ele não está preparado para lidar, e um amigo que é o seu oposto.

"Nunca pense que seu amor é impossível, nunca diga "eu não acredito no amor"

O Iluminado(2012)

Um clássico da literatura de terror. Jack é um professor desempregado e consegue um emprego temporário em um hotel isolado, onde ele, sua mulher Wendy e seu filho, Danny, vão passar uma temporada. O que eles não sabem é que lá já morreram muitas pessoas e Danny começa a enxergar coisas terríveis. O Iluminado é um livro cheio de suspense e cria um tema sinistro que só Stephen King é capaz de narrar com maestria, como sempre.

“É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como.”

O Apanhador no Campo de Centeio(1951)

O Apanhador no Campo de Centeio é um livro imperdível que conta a história de Holden Caulfield que tem dezessete anos e acaba de ser expulso da escola depois de ter recebido notas ruins em quase todas as matérias. No caminho para casa, ele decide desviar um pouco o caminho e entra numa espiral filosófica e aventureira que envolve álcool, sexo e prostituição, e outros temas. 

“Não se pode achar nunca um lugar quieto e gostoso, porque não existe nenhum.”

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson(2018)

Publicado no princípio de 2018, o livro de Mark Manson é duro, cru, mas ao mesmo tempo tece uma crítica à sociedade contemporânea que se habituou ao pensamento positivo. Uma obra cheia de humor, onde ao longo dos nove capítulos vemos aspectos essenciais da vida serem abordados a partir de um ponto de vista original.Com uma linguagem super informal, a escrita de Manson se trata de um elogio ao ser humano comum, médio, com os seus altos e baixos. A sutil Arte de Ligar o F*da-se é uma tentativa de deixar o sujeito confortável com a sua própria condição e com os seus fracassos e trata de assuntos densos contemporâneos com extrema leveza:

"Não se encontre. A incerteza é a raiz de todo progresso"

O dilema do porco espinho, de Leandro Karnal(2018)

O livro O Dilema do Porco Espinho é do historiador Leandro Karnal e gira em torno de uma das maiores questões contemporâneas: a solidão. Não somente na literal, de sozinho propriamente dito, mas também na sensação de solidão que persiste mesmo quando estamos acompanhados. Apresenta ainda como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música, nas artes. Mostra que ela pode ser iluminadora, Karnal nesse livro viaja pela modernidade líquida e analisa a solidão no mundo virtual e o isolamento

“Terminaremos todos solitários em um túmulo algum dia. exercitar o lado criativo e libertador do isolamento é evitar que o túmulo surja ainda em vida” 

Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector(1971)

O livro Felicidade Clandestina merece ser lembrado aqui devido a sua beleza e profundidade. A escrita complexa de Clarice Lispector apresenta um estilo de narrar que dá preferência aos movimentos interiores da mente. A obra reúne 25 textos curtos, e tem como tema o amor, a família, a solidão, entre outros que com a sua sensibilidade, Clarice consegue dar vida a personagens inusitados, como a narradora que deseja ardentemente o livro que outra menina exibe com crueldade, ou os conflitos entre a aluna e o professor dos primeiros anos escolares, evidenciando os pensamentos da criança que se sente impelida a provocar a figura do adulto.

"A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia."

Atenção Plena: Mindfulness, de Mark Williams e Danny Penman(2015)

Vivemos em um mundo contemporâneo assolado pela pressa, pelo excesso de informações e pela solidão. O livro Atenção Plena: Mindfulness reúne o criador da terapia cognitiva Mark Williams e o jornalista Danny Penman que trazem ao público um programa de oito semanas e promete fazer com que você mude a sua perspectiva de vida. As meditações diárias, simples e de curta duração, vão te ajudar a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”

O Milagre da Manhã(2016)

Um livro de Hal Elrod que explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O Milagre da Manhã permite que você alcance níveis de sucesso inimagináveis, tanto na vida pessoal quanto profissional. A proposta do autor é mudança de hábitos e a nova rotina matinal que vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade entre outras áreas importantes da sua vida.

Faça o que é certo, não o que é fácil”


Vanessa Del Penho

Editor (a)

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.