O que saber antes de comprar na Black Friday 2020?

O que saber antes de comprar na Black Friday 2020?

Wednesday, September 23, 2020, 07:14 PM

Fim de ano chegando, 2020 não foi o melhor ano para o comércio, considerando pandemia e desemprego, muitas pessoas acabam economizando e deixando de comprar alguns produtos de desejo. Após meses de quarentena a economia começa a retomar a passos lentos, impulsionada pela reabertura de estabelecimentos pelo país.

A Black Friday vai acontecer no dia 27 de Novembro, e se tornou praticamente um evento, tanto aqui no Brasil, quanto em outros países, em que as pessoas esperam, seja para comprar online ou até mesmo naquela loja que com certeza vai fazer alguma promoção.

E considerando que os acessos a aplicativos de compras cresceram em 100%,  esse ano pode ser uma promessa da maior Black de todos os tempos. 

E, quem sabe a Black Friday seja o momento pra você, que esperou o ano inteiro para comprar seu celular, sua geladeira nova, algum móvel para o lar ou mesmo um presente para alguém especial com aquele desconto a mais?

Mas antes, confira aqui as dicas que preparamos, para que suas compras sejam mais seguras e proveitosas.

O que levar em consideração?

Convenhamos que, se você está desejando um produto a meses, você já sabe o preço que as lojas por aí estão pedindo por ele, certo? Por falar nisso, sempre que quiser consultar ou comparar preços, é só você dar uma checada em nosso site.

Mas voltando à Black Friday, é importante sempre monitorar os preços dos seus objetos de desejo, para saber se aquela oferta é realmente oferta ou apenas truque. Sabemos que algumas lojas tem o costume de aumentar drasticamente os valores algumas semanas antes do evento, para “baixar” os mesmos na tal sexta feira de compras. 



Pesquisando direitinho, você pode saber de boas ofertas. Em nosso site, você consegue também optar por criar alertas de preço, onde você escolhe um produto e programa para que o Vigia te avise quando o valor baixar e tiver mais acessível.

Fique por dentro das disputas 

Como sabemos, atualmente as marcas fabricam os mais variados tipos de aparelhos eletrônicos, produtos para cozinha, ou pessoais, que disputam com suas potenciais concorrentes. E na hora de saber qual marca comprar, é sempre válido procurar por opiniões de quem já comprou ou pesquisou a respeito daquele tema.

Em nosso site temos uma área específica para comparar não só preços, mas também requisitos de qualidade e indicações para os mais variados públicos. quando tiver alguma dúvida, saiba mais em nossa área “Conselho do vigia”.

Verifique a segurança do site

Uma preocupação quando o assunto é compras online, é a questão da segurança do site. Principalmente com o ano inteiro em pandemia, as vendas online aumentaram significativamente, mais que 100% do normal. Para não ter problemas na hora da compra, busque por nossas lojas parceiras, o vigia garante a confiabilidade.

E para verificar se a loja é autêntica, observe primeiramente a URL do site. Ela deve estar escrita corretamente. Normalmente quem está registrando de má fé, cria o endereço falso com um pequeno erro ortográfico, e se você não tiver atenção, acaba passando despercebido. Caso você tenha dúvidas, é só digitar o site digitando a URL diretamente na barra de endereços. após isso, vai aparecer uma sugestão com um cadeado acompanhado da sigla “HTTPS” (Hypertext Transfer Protocol Secure). se tem essa sigla, significa que as comunicações entre o site e seu computador ou celular são criptografadas, o que aumenta a segurança dos dados.

Fique de olho na reputação da loja 

Antes de comprar, você pode (e deve!) verificar a reputação da loja ou prestador de serviço online. No site do Reclame Aqui você consegue ver as reclamações dos clientes que já compraram em tal loja, ver se a reclamação já foi resolvida, ou se nem mesmo responderam, dessa forma é como se fosse um termômetro pra saber se deve ou não apostar no endereço de compra do seu produto. É só buscar o nome da loja, que vai aparecer se ela é registrada no site de reclamações e logo a seguir, as queixas feitas por quem já fez compras por lá. Uma outra ferramenta muito útil para essas situações, é o consumidor.gov. Essa é uma plataforma criada pelo governo federal, que auxilia na resolução de problemas com compras em lojas físicas e online. Assim como no Reclame Aqui, é só você procurar a empresa pelo nome e analisar os relatos de outros clientes, além de informações como índice de solução e satisfação com o atendimento.

Preste atenção quanto aos preços, frete, devolução e trocas

As informações sobre o preço assim como o frete do produto precisam ser claras, tanto valor à vista quanto parcelado, e também sobre as diferentes empresas que vão levar seu produto até você. Algumas lojas cobram juros no parcelamento, e isso precisa estar visível para o cliente, de acordo com o Procon. Também é importante ressaltar que, de acordo com a Lei do E-Commerce (7.962/13), toda loja precisa incluir informações sobre política de trocas e devoluções. E ainda, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, no caso de compras pela Internet, por telefone, por venda de porta em porta ou por catálogo, o prazo para desistência é de sete dias. Pode acontecer de você não gostar do produto, por ter escolhido de forma virtual, e tem claramente o direito da troca. Algumas lojas dão o prazo maior, mas por via de regra, é o que consta no CDC, ou seja, caso seu produto não seja do tamanho ou forma que imaginou, é garantido por lei fazer essa troca sem problemas. No vigia você também consegue ter acesso ao comparativo do frete dos produtos.



Salve os prints das telas de compras

Sabemos das tantas fraudes que acontecem desde que o uso da internet se solidificou, e com isso, precisamos sempre andar seguros, pois nosso dinheiro merece valor. E nessa época então de Black Friday precisamos de atenção redobrada, é o momento que algumas lojas mais se aproveitam e podem colocar uma “promoção” que talvez não seja muito verídica. Além de ficar atento, de acordo com o Procon, é importante o cliente printar as telas de compras, capturando os valores, o fechamento do pedido, assim como emails de confirmação e pagamento sempre que possível, para se resguardar, essa será a garantia para uma possível reclamação caso aconteça algum imprevisto com a loja.

Aproveite de forma segura e responsável

Agora, você que já leu até aqui já está sabendo os passos que deve dar pra garantir com segurança aquele produto que sonhou a meses. Não esqueça que ainda estamos em momento de pandemia, que precisamos do distanciamento social e uso de máscaras (caso você vá em lojas físicas)! Não esqueça também de economizar e gastar com responsabilidade seu décimo terceiro conferindo aqui os rankings de preços de acordo com as lojas mais acessadas. Nós temos um campo vasto de busca, onde você encontra com facilidade o produto que deseja, e os valores do momento, se o preço caiu ou aumentou. Aproveita e comenta também, o que pretende comprar nessa Black Friday, nós queremos saber! 

Saiba mais: Ao comprar seus eletrodomésticos, é sempre útil saber o consumo de energia que ele vai te acarretar no fim do mês. Se quiser saber como calcular o consumo de energia dos aparelhos, essa matéria é pra você!



Vanessa Del Penho

Editor (a)

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.