As 4 melhores placas de vídeo para equipar seu computador

As 4 melhores placas de vídeo para equipar seu computador

Friday, September 18, 2020, 09:08 PM

Quando falamos em desempenho de computadores uma infinidade de peças vem em nossa cabeça, memória com mais Gigabytes, últimas linhas de processadores e um espaço enorme para armazenamento de arquivos. Mas são apenas esses componentes que fazem a sua máquina ter um melhor desempenho? Claro que não, e parte gráfica onde fica? Esse é um trabalho da placa de vídeo!

Não que com a falta dela o computador deixe de funcionar, longe disso, mas se você é um daqueles usuários que querem ter um PC top, então investir nesse componente é mais que necessário. Ela é responsável pela parte gráfica em si, seja ela para rodar jogos nas qualidades de gráficos mais altas ou para exibição de vídeos com o melhor que os olhos podem ver, sem contar nas queridinhas dos profissionais de edição de imagem e vídeo, se você gosta de ter o melhor nesse sentido então você deve investir numa placa de vídeo legal.

Outro detalhe que você deve se atentar na hora de escolher sua placa são dois, primeiro a quantidade de Gygabytes, quanto mais melhor e o preço, investir nesse sentido pode sair bem caro. Agora que sabemos para que serve uma placa de vídeo, ou mesmo placa gráfica como alguns chamam, e como escolher a sua, chegou a hora de trazer para você qual o melhor investimento nesse sentido em 2020, vamos?

PARA JOGAR

Geforce RXT 2080 TI

Essa belezinha aqui é para quem acredita que o céu é o limite e que investir nesse sentido vale a pena. Estamos falando da melhor placa de vídeo para jogos atualmente a Geforce RTX 20 TI , levando em consideração as placas abaixo dos R$20.000,00, pode crer elas existem! Segundo especialistas, não existem jogos atualmente que essa placa não consiga rodar.

Para muitos pode parecer até exagero, porém para aqueles que possuem poder aquisitivo para investir e sabem a diferença que faz ter uma peça dessas na sua máquina, ter esse modelo no seu PC faz toda a diferença. Esse modelo é inteiramente indicado para aqueles que exigem o máximo de suas máquinas quanto a resolução e tecnologia para seus jogos, para citar um exemplo, as equipes que vídeo game que jogar é seu meio de sustento.

Lembra que dissemos que o quantidade GB é importante? Ela vem com incríveis 11GB GDDR6, sua resolução máxima é de 7690x4320, para entender melhor essa é a resolução 8k! Ela conta com três conectores DisplayPort, um HDMI e mais um DVI, com 2560 núcleos, com clock (quantidade de pulsos ou ações que o processador consegue fazer por segundo) de 2.010 MHz e clock de memória de 14,4 Gbps  . Pode falar, um sonho de consumo não é verdade?

NVIDIA GeForce GTX 1660 Super 6GB

Agora se o seu orçamento não é dos maiores também temos uma boa dica para você rodar diversos jogos. Trata-se da NVIDIA GeForce GTX 1660. Essa é uma ótima opção para aqueles jogadores que querem um bom desempenho com um bom custo benefício, você vai economizar um bom dinheiro e mesmo assim manter um ótima qualidade em alguns jogos.

Ela não é nem de perto tão poderosa como o modelo anterior, ela conta com 6GB de memória GDDR5, um atrativo é que a sua resolução também é 7690x4320 como no modelo anterior, porém você não vai poder exigir tudo em questão de gráficos, por conta das outras especificações.

Seus conectores são três DisplayPort, um HDMI e mais um DVI, ela conta com 1408 núcleos, exatamente a metade do modelo anterior, com clock de 1.503MHz e clock de memória de 6 GHz. Se formos comparar com outra placa ela tem o desempenho parecido com a GTX 1070, porém mais vantajosa.

Ela vai rodar com toda certeza até os jogos AAA, porém esqueça a parte “full” dos gráficos, mas a experiência será bem agradável. Star Wars Battle Front II, The Division 2, Monster Hunter e Assassin’s Creed Odissey são os jogos que você pode aproveitar numa boa.

Que tal dar uma chance a essa belezinha?


PARA PROFISSIONAIS DE EDIÇÃO

Asus Strix AMD Radeon RX 5700 XT

Agora passamos do lazer, ou quase, para apenas o profissional. Se você é um profissional de edição e trabalha editando vídeos em alta qualidade como 4k por exemplo a Asus Strix AMD Radeon RX 5700 XT é a placa que está procurando e que seu PC precisa.

Esse modelo vem equipado com 8GB de memória GDDR6 que suporta formatos de codificação e decodificação 4k H264 com uma solução Premium para VR pronta (virtual reality ou realidade virtual), um conjunto inteligente de tecnologia de afiação.

Originalmente essa placa é e foi desenvolvida para jogos, porém com suas configurações de vídeo que suportam a exibição de vídeo em 8k a 60 FPs (frames por segundo ou quadros por segundo) ou 5k a 120 FPs é o tipo de placa perfeito para manipular vídeos em 4k.

Além de tudo isso ela possui um clock de memória 1750 MHz ou seja, se você trabalha com vídeos 4k ou menores e pode investir um bom valor numa placa de vídeo, esse modelo vai deixar você e seus clientes muito felizes com o resultado final de seus trabalhos, sem contar que por conta da velocidade de processamento você não vai sofrer com travamentos enquanto edita.

Vai dizer que agora não ficou com vontade de ter uma?

Asus GeForce GTX 1660 EVO

Agora se você é um profissional que está iniciando a sua carreira e ainda não pode investir tanto numa máquina mais potente, nós também temos uma solução de ótima qualidade e com um igualmente ótimo custo benefício, juntando qualidade e preço baixo, ficou curioso?

Estamos falando da placa gráfica Asus GeForce GTX 1660 EVO, apesar de ser uma placa de “entrada” ela tem configurações interessantes para seu baixo valor no mercado. Ela não vai te entregar resultados como no nosso modelo anterior, mas também não vai te deixar na mão se você estiver trabalhando com resoluções de vídeo abaixo de 4k ou mesmo usando softwares de edição de imagens como Illustrator, Photoshop e afins.

Ela vem equipada com 6GB de memória GDDR5 com um clock de memória de 1530 MHz e uma interface de 192bit. Sua resolução máxima digital é de 7680x4320, ou seja, consegue reproduzir em 8k, porém não é recomendável pois apesar de rodar essa resolução seus outros componentes não irão entregar por muito tempo uma experiência excepcional como em outros modelos, o que justifica seu preço também.

Mesmo assim, ela consegue uma ótima taxa de atualização de FPs, o que a torna um opção muito viável quando se tem um orçamento baixo.


E então, gostou das nossas dicas? Agora é com você, quebre o porquinho, olhe embaixo do seu colchão para ver o quão poderoso você vai conseguir deixar a sua máquina. Mas tenha em mente que assim como os outros componentes a placa de vídeo sozinha não vai deixar o desempenho do seu computador maior, por isso escolha com carinho para não estourar o seu orçamento.

Se você gostou dessa dica deixa seu comentário, e saiba que temos muito mais dessas para você, clica aqui e descubra mais dicas poderosas para você, até mais!



Paulo Canuto

Editor (a)

Estudante de jornalismo, apaixonado por comunicação, música, cultura pop e tecnologia.