Como retomar os estudos durante a pandemia

    Tuesday, May 5, 2020, 10:44 AM
    Como retomar os estudos durante a pandemia


    Nós aqui do Vigia decidimos fazer esse texto pois sabemos que esse tema pode estar trazendo um pouco de angústia para muitas pessoas: como retomar os estudos?

    A primeira pergunta que pode surgir é: como eu posso me preocupar com estudar, enquanto o mundo está um caos? Em muitas cidades, os comércios estão todos fechados, as pessoas não estão mais nas ruas. Mas a resposta possível a essa pergunta é a de que isso, como tudo o que a gente já viveu, um dia vai passar.

    Quando esse momento passar, as pessoas que conseguirem, apesar da dificuldade, se manterem focadas naquilo que elas precisam fazer, que é cuidar de projetos, se desenvolver, cuidar da saúde (tanto física quanto mental), irão sair dessa crise melhor.

    Momentos de crise são momentos de transformação. Então, esse é o momento em que a gente vai ver quem realmente tem condições de se sobressair.

    Pense na seguinte questão, pois ela irá te ajudar a pensar sobre a situação: se isso passar, e você não tiver estudado, tiver passado todo o seu tempo se preocupando com essa doença, terá resolvido alguma coisa? Fará alguma diferença para você?

    Agora, pense se, nessa quarentena, você estudar, aprender, mesmo que seja a plantar seus próprios legumes para aquelas pessoas que tem um quintal ou que tem essa possibilidade. A vida se transforma quando você usa essas oportunidades, e, por pior que pareça esse cenário, é uma chance que nós temos.

    Nós separamos aqui algumas recomendações para que vocês possam voltar a estudar. A primeira delas é fique em casa. Nós sabemos que muitas pessoas não têm condições de ficar em casa, que precisam continuar saindo de casa, seja porque precisam se manter, seja porque não podem trabalhar remotamente. Mas, se você puder, fique em casa.

    Até nós entendermos o que está acontecendo e que possamos encontrar um tratamento e uma cura para essa doença, é muito importante que a gente faça tudo o que tiver ao nosso alcance, para tentarmos minimizar o impacto. O principal elemento que nós vamos conseguir usar para minimizar é ficar em casa, diminuindo as possibilidades de contágio.


    Faça uma análise do que você já sabe


    Falando agora especificamente sobre o estudo, pense nos assuntos pelos quais você se interessa e já estudou. Você perceberá que já sabe muita coisa e que já viu muitos tópicos! A partir daí, você será capaz de escolher um curso que te ajudará a impulsionar sua carreira e conhecimento, do ponto que você parou.

    Então, você precisará analisar o conteúdo que você já absorveu, para entender o que você já sabe e o que ainda não sabe. Aquilo que você perceber que é onde você tem menos conhecimento, agora é o momento de equalizar.

    Vamos dizer que você é empresário e que esteja bem em Português, em Direito Administrativo e Administração, mas que na área financeira você não esteja tão bem. O ideal é você continuar alimentando seus conhecimentos nas áreas que você já está bem, através de leituras e outros materiais, por exemplo, e despender mais tempo à área financeira através de cursos.

    Pode ser que você consuma outros conteúdos por uma hora por semana e reserve de duas a três horas semanais para o curso. O tempo é a matéria prima do aprendizado. Você precisa de tempo para absorver novos conhecimentos.


    Fique de olho


    Lupa Olho Lente - Gráfico vetorial grátis no Pixabay


    Separamos duas plataformas com cursos incríveis para você dar uma olhada.


    Impacta


    Entre as plataformas que estão oferecendo cursos, a Impacta conta com mais de 150 opções de cursos para você se especializar. Com um valor fixo, que pode ser parcelado em até 12 vezes, você tem acesso a todos os cursos.

    Dessa forma, você turbina seu currículo enquanto está em casa. A didática dos cursos da Impacta te ajudarão a mudar o seu processo de estudo. Nós te garantimos que, em 3 meses de estudo e aplicação dos novos conhecimentos, sua carreira se transformará.


    Stoodi


    Para quem está se preparando para o vestibular, o Stoodi pode ser uma excelente opção. Eles contam com um cronograma muito bem estruturado para quem está querendo garantir aquela vaga em uma universidade de qualidade.

    É muito fácil adaptar este curso à sua rotina, basta você informar qual cursos pretende fazer, em qual universidade e quanto tempo você terá disponível para estudo.


    Entenda o momento


    Para todos, esse é um momento de novos começos. E todo início é difícil. Muitas pessoas já estudavam em casa antes da quarentena, e chegavam a estudar até 6 horas semanais. Elas podem ter o ímpeto de querer voltar a estudar todo esse tempo, e tudo bem. Mas entenda que, caso você não consiga se dedicar tanto nesse momento, está tudo certo também.

    É possível que você tenha perdido o seu ritmo, sua rotina está diferente. Seja gentil com você. Trate esse reinício como se fosse a primeira vez que você está estudando.

    Não faz mal estudar meia hora por dia. Você poderá ir aumentando a carga conforme se sentir confortável para tal. Antes que você perceba, estará estudando da mesma forma do que antes.

    Muitas pessoas vão perceber que não é a falta de ocupação que permite a elas estudar mais, mas que há outros elementos que influenciam a quantidade de horas que elas podem estudar por dia.


    Mude a sua perspectiva


    Se você pensar que a maioria das pessoas deve estar se sentindo da mesma forma que você, ou seja, vai se sentir desmotivada, sem foco, sem direcionamento, é muito mais fácil você querer o oposto. Pois, se nós não pensarmos como nossos concorrentes, podemos nos destacar.

    O procedimento padrão das pessoas quando têm algum obstáculo é exatamente esse: chutar o balde e não querer mais saber de estudos. Mas se você estuda, você sai na frente. 

    Sabemos que isso não é fácil, porém se fosse fácil, qualquer um faria. Com certeza, tem vários conteúdos que você não domina ainda, e esse pode ser o momento ideal para conseguir ganhar qualidade e eficiência nos estudos.


    Ocupe-se


    Perceba a qualidade da sua ocupação: você está passando o tempo vendo o noticiário? Reclamando? Ficando com medo? Angustiado? Ansioso?

    Nós não estamos julgando o sentimento de ninguém aqui, até porque a situação que estamos vivendo com o Coronavírus não foi vivida em nenhum momento da nossa história recente. Talvez nenhum de nós que estamos vivos tenhamos visto algo desse tipo.

    Mas as ferramentas que temos hoje são o contato virtual e a comunicação. Podemos conversar, criar grupos. E, nesse momento, é que é tão bom fazer parte de um grupo, podendo trocar ideias sobre assuntos enriquecedores.

    Em outros momentos da história, em que pessoas passaram por situações semelhantes à nossa, elas não podiam contar com essa tecnologia toda. Então, vamos aproveitar isso para o bem, para nos tornarmos pessoas e profissionais melhores.

    Vamos aproveitar essas tecnologias para que possamos ficar mais em casa e evitar a proliferação da doença. Enfim, é possível pensar em formas de ser e fazer diferente. Muita coisa interessante irá acontecer (e está acontecendo) nesse período.

    Por  mais que esta seja uma situação essencialmente negativa, olhando pelo ponto de vista objetivo, a gente irá aprender novas formas de pensar e de se comunicar.

    X Baixe o app e leve a melhor compra sempre com você Baixar Grátis